Estação Ferroviária Sul de Guangzhou/ TFP Farrells

© Nick Hufton

Localizado no centro da região do Rio Pérola, a Estação Ferroviária Sul de Guangzhou fica entre as cidades de Guangzhou e Foshan. A estação será um nódulo de infraestrutura multi-modal abrangente, servindo uma área de influência de mais de 300 milhões de pessoas. Parte da rede ferroviária de alta velocidade da China incorpora quatro novos centros de transporte, incluindo a Estação Ferroviária Sul de Guangzhou e a Estação Ferroviária Sul de Beijing (também projetada por TFP Farrells e concluída em 2008). A primeira fase da estação de Guangzhou foi aberta ao público em 30 de Janeiro de 2010, como um centro de transporte a nível mundial que conecta as cidades de Beijing, Wuhan, Nova Guangzhou e Hong Kong.

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Concluída no ano de 2010, a estação está entre uma das maiores estações de trem do mundo, aproximadamente três vezes maiores do que a Estação Kings Cross de Londres. Além dos serviços ferroviários, a estação será um ponto significativo de baldeação de outros meios de transporte, incluindo táxis, carros, metrôs e ônibus. Em 2030, o fluxo de passageiros ultrapassará a marca de 300.000 de pessoas por dia. Com o intuito de acomodar um grande volume de passageiros transitando pelo espaço, uma estratégia clara de organização vertical foi adotada. As linhas de metrôs e o saguão estão localizados nos dois níveis do subsolo; todas as chegadas de trens estão no nível térreo que se conectam direto com outros meios de transporte, incluindo o metrô abaixo; os embarques se situam em um saguão elevado com grandes salas de espera e vista para as plataformas que estão abaixo deste nível. Localizadas entre os níveis de embarque e de chegada estão as 28 plataformas dedicadas aos trens de alta velocidade.

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Os átrios estão localizados nas entradas principais da cidade para o interior da estação, situadas nas extremidades. Estes átrios unem o saguão elevado dos embarques e o hall de espera com o saguão do nível térreo por onde são realizadas as chegadas dos passageiros. O saguão de embarques dispõe de estabelecimentos de comida e bebida e salas de espera espaçosas para o maior conforto do passageiro. Dividindo a cobertura principal, há uma claraboia central que se estende como uma espinha dorsal de 348 metros de comprimento, mais larga próxima às entradas e mais estreita próxima ao centro, indicando uma rota de circulação para os embarques.

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A claraboia é construída com uma grelha diagonal metálica, de forma abobada e cilíndrica, revestida com colchões de ar ETFE que proporcionam o máximo de iluminação natural para o interior da estação enquanto minimiza o ganho de calor. As formas da cobertura são abóbadas reminiscentes dos saguões tradicionais das estações ferroviárias vitorianas, de cobertura de duas águas em ângulo de 45° para evocar a forma natural da estrutura das folhas. As claraboias são posicionadas entre os trilhos da ferrovia, possibilitando que a luz natural atinja também o nível térreo que é o piso de chegada. Curvada nas extremidades, a cobertura protege os passageiros nas plataformas de outros elementos.

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Outra diretriz por trás do projeto de TFP foi o desejo em auxiliar na orientação do passageiro através da organização da planta da estação. O uso de vãos livres de 68 metros criam salas de espera livres de pilares no saguão elevado, enquanto os passageiros nos outros níveis desfrutam de conexões visuais com elementos como escadas, elevadores, entradas e outras facilidades similares.

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Os temas principais de projeto são a conexão entre Guangzhou e Foshan de ambos os lados da estação e a oportunidade oferecida por este terreno de criar uma estação “jardim” que funcionará como um catalisador para o desenvolvimento de uma nova área urbana. O plano de massas se direciona a ambos os distritos com a criação de duas praças urbanas que constituem a entrada da estação. A geometria das coberturas das entradas continua de um lado para o outro por meio de uma espinha leve central. Esta espinha configura o saguão principal no nível do embarque que compreende uma série de áreas ajardinadas com salas de espera em ambos os lados. Para garantir que a estação funcione como um elemento unificador na nova cidade, os trilhos são elevados, permitindo o acesso livre de pedestres no nível de chegada.

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A forma é uma expressão do programa da estação. A espinha significa a conexão entre as praças; a cobertura central que se conecta à espinha define a extensão do fechamento climático no nível superior. A combinação de claraboia e cobertura curva cria uma definição positiva e expressiva do espaço de circulação, proporcionando ao passageiro um senso claro de orientação.

O projeto da Estação Ferroviária Sul de Guangzhou estabelece um equilíbrio entre a expressão da forma e da função. Isto é alcançado através da articulação concisa de elementos estruturais profundamente desenvolvidos, conferindo à edificação uma identidade única. A estação não só impulsionará uma nova área urbana, mas também será algo de importância significativa na promoção do rápido desenvolvimento da economia local.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:TFP Farrells
  • Ano: 2010
  • Tipo de projeto: Equipamento Urbano
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Concreto
  • Estrutura: Aço e Concreto
  • Localização: Guangzhou, China
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Estação Ferroviária Sul de Guangzhou/ TFP Farrells" 18 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-71215/estacao-ferroviaria-sul-de-guangzhou-tfp-farrells> ISSN 0719-8906

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